26 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
12/05/23 às 15h14 - Atualizado em 12/05/23 às 15h14

Aterro sob viaduto do BRT é preparado para projeto de paisagismo

COMPARTILHAR

O viaduto exclusivo para ônibus do Túnel de Taguatinga não vai apenas ligar o boulevard da passagem subterrânea à Avenida Elmo Serejo. Ele também terá a função de embelezar o complexo viário. No espaço sob a rampa do BRT, um projeto de paisagismo levará a natureza para perto dos motoristas.

A área de 520 m² começou a ser aterrada na segunda-feira (8). “Contamos com a ajuda de um caminhão caçamba basculante para despejar cerca de 200 m³ de terra no local”, conta o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra. “Depois vamos nivelar e deixar tudo pronto para a Terracap cuidar do paisagismo”.

Área sob a rampa do BRT começou a ser aterrada na segunda-feira; local contará com projeto de paisagismo | Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília

O viaduto do Túnel de Taguatinga ficou pronto em novembro do ano passado. A parte estrutural da rampa foi erguida com o uso de 300 cilindros de EPS (poliestireno expandido). Os blocos serviram para dar mais leveza e agilidade à construção. Já a pista, com 80 m de extensão, consumiu 450 m³ de concreto para ser revestida. O pavimento rígido é o mais indicado para cobrir as faixas de BRT, sigla em inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido). O piso produzido com concreto de cimento Portland tem uma vida útil até três vezes maior do que o asfalto. Por isso, seu uso é recomendado para corredores de ônibus e vias de tráfego intenso.

(Com Informações da Agência Brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes