04 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
27/04/23 às 11h08 - Atualizado em 27/04/23 às 11h08

Transformadores e geradores do Túnel de Taguatinga já estão na sala técnica

COMPARTILHAR

Os três geradores e os quatro transformadores do Túnel de Taguatinga foram colocados nos cômodos em que ficarão, na sala técnica do complexo viário. Os equipamentos estão nas respectivas dependências do centro de comando para que possa ser feita a medição da fiação elétrica e outros serviços necessários para instalação.

Os geradores serão instalados para garantir o abastecimento elétrico em caso de queda de energia. Juntos, eles conseguirão manter os equipamentos do complexo viário em funcionamento por cerca de três horas e meia. Dois deles são de 750 kVA de potência e um terceiro, de 375 kVA.

Vindos de São Paulo, os transformadores vão adequar a tensão da energia fornecida pela rede elétrica às necessidades dos equipamentos usados na passagem subterrânea. Os dois maiores, cada um pesando quatro toneladas, vão rebaixar a tensão de 13.800 V para 690 V. “Eles vão alimentar os ventiladores do sistema de exaustão e as bombas hidráulicas de combate a incêndio”, explica o engenheiro eletricista Renato Sales Santos. “Usaremos apenas um deles. O outro ficará de reserva”.

Já os dois menores vão transformar a tensão de 690 V em 380 V. “Esses serão responsáveis por levar energia para a iluminação do túnel”, conta Renato. “Eles pesam 2,5 toneladas cada”.

A área técnica do Túnel de Taguatinga ocupa a porção central da passagem, logo acima da laje superior. O espaço de 1.734 m² vai abrigar centrais de monitoramento, banheiros, copa e dois reservatórios de combate a incêndio com dois tanques capacitados para armazenar 50 mil litros de água cada.

(Com Informações da Agência Brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes