04 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
28/03/23 às 17h39 - Atualizado em 28/03/23 às 17h39

Separador do Túnel de Taguatinga está pronto para ser concretado

COMPARTILHAR

Tudo pronto para a concretagem do separador que atenderá a rede de drenagem do Túnel de Taguatinga. A armação do dispositivo, feita com vergalhões de aço, já foi concluída. Agora é só preencher os 235 m² de forma com aproximadamente 42 m³ de concreto. A caixa de contenção está sendo erguida na área debaixo do viaduto do BRT, próximo à Avenida Elmo Serejo.

O separador é uma espécie de tanque equipado com barreiras superiores, criadas para bloquear a passagem de qualquer resíduo que porventura esteja boiando na água. De acordo com o engenheiro florestal Nelson Amaral, a chuva captada pela rede de escoamento do Túnel de Taguatinga lava a pista. E carrega consigo parte do óleo liberado pelos veículos.

“As águas pluviais também costumam levar graxa e resíduos de pneu que caem nas faixas de rolamento”, explica Nelson. “Daí a importância de se construir um sistema de separação que evite lançar esses efluentes no Córrego do Cortado, destino final do volume captado pela rede de drenagem”. Segundo o engenheiro florestal, postos de gasolina e oficinas mecânicas também costumam ter caixas de contenção.

Além do separador, o sistema de escoamento do Túnel de Taguatinga contará ainda com uma bacia de retenção. O tanque será construído a 500 metros do complexo viário, em um terreno localizado ao lado do Córrego do Cortado. A lagoa terá 2,5 metros de profundidade, com volume total de 4.600 m³.

(Com Informações da Agência Brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes