28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
15/03/23 às 12h32 - Atualizado em 15/03/23 às 14h23

Começa pavimentação da rampa do BRT no Túnel de Taguatinga

COMPARTILHAR

Começou o processo de asfaltamento da rampa exclusiva para ônibus do Túnel de Taguatinga. A preparação da pista que liga o boulevard do complexo viário à Avenida Elmo Serejo já está concluída. Agora, os operários esperam uma trégua das chuvas para fazer a imprimação da base, formada por uma camada de 20 cm de brita graduada simples (BGS).

O banho de piche costuma ser aplicado nessa mistura de pó com brita para impermeabilizar o material. “Mas, neste momento, a base está saturada de água por conta das fortes chuvas que caíram em Taguatinga nos últimos dias”, conta o engenheiro de produção André Cirqueira, um dos responsáveis pela obra. “Precisamos esperar que o BGS seque para garantir a qualidade da imprimação”.

Feito o banho de piche, a pista estará pronta para a terceira etapa do processo de pavimentação: a aplicação da pintura de ligação. “É um produto que atua como uma espécie de cola, aumentando a aderência entre a base e a capa asfáltica”, explica André. “Depois disso, é só entrar com o asfalto”.

As faixas da rampa do BRT estão sendo construídas em cima de um aterro feito com 1.570 m³ de pó de pedra, ladeados por dois paredões de 70 m de extensão. A construção das robustas muralhas exigiu tempo e planejamento, uma atividade que levou mais de dois meses para ser finalizada. “Por conta do tamanho do muro, precisamos dividir a obra em etapas”, detalha André. “Foram erguidos sete muros, cada um com 10 m de extensão”.

(Com informações da Agência Brasília)

Mapa do site Dúvidas frequentes