21 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/03/23 às 17h21 - Atualizado em 15/03/23 às 14h24

Separador do Túnel de Taguatinga começa a ser construído

COMPARTILHAR

A preservação do meio ambiente é levada a sério no Túnel de Taguatinga. O separador que vai atender o sistema de escoamento do complexo viário começou a ser construído. A estrutura é responsável por melhorar a qualidade da água captada na passagem antes que ela desemboque no seu destino final, o Córrego do Cortado

O separador é uma caixa de contenção equipada com barreiras superiores, criadas para barrar os resíduos que boiam na água. O engenheiro florestal Nelson Amaral explica que os obstáculos são necessários porque a chuva recolhida pela rede de drenagem do Túnel de Taguatinga trará consigo o óleo liberado na pista pelos veículos.

“As águas pluviais também costumam carregar graxa e resíduos de pneu que ficam no pavimento”, explica Nelson. “Daí a importância de haver um sistema de separação que evite lançar esses efluentes na natureza. Postos de gasolina e oficinas mecânicas também costumam ter um.”

Concretagem e retenção

A caixa de contenção está sendo erguida na área debaixo do viaduto do BRT, próximo à Avenida Elmo Serejo. A concretagem foi feita na terça-feira (7). “Usamos 42 m³ de concreto para preencher quase 235 m² de fôrma”, detalha o engenheiro de produção André Cirqueira, um dos responsáveis pela obra. 

Além do separador, o sistema de escoamento do Túnel de Taguatinga contará também com uma bacia de retenção. A lagoa ficará a 500 metros do complexo viário, em um terreno que ladeia o Córrego do Cortado. O tanque terá 2,5 metros de profundidade, com volume total de 4.600 m³.

(Com informações da Agência Brasília)

Mapa do site Dúvidas frequentes