26 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/02/23 às 15h03 - Atualizado em 18/02/23 às 15h03

Confira o que abre e o que fecha durante o Carnaval

COMPARTILHAR

O Carnaval oficial do Distrito Federal está prestes a começar, depois de dois anos suspenso devido à pandemia do novo coronavírus. A folia será celebrada entre os dias 18 (sábado) e 21 (terça-feira). Com isso, diversos serviços públicos terão os horários de atendimento alterados. Confira

Serviço social
Os centros de referência de assistência social (Cras), de referência especializado de assistência Social (Creas) e de convivência estarão fechados entre os dias 18 e 21. O funcionamento retorna às 14h na quarta-feira de cinzas (22). Já os restaurantes comunitários funcionarão normalmente no sábado, fecham entre os dias 19 e 21, e retornam normalmente no dia 22. O Centro Pop abrirá para oferta de alimentação, e a Unidade de Proteção Social (UPS) para acolhimento.

Educação
Não haverá aulas na rede pública de ensino do dia 20 ao 22.

Metrô-DF
O Metrô-DF funcionará em esquema especial neste Carnaval e no próximo sábado (25).
→ Sexta-feira (17)
5h30 às 23h30: todas as estações abertas para embarque e desembarque
23h30 à 1h30: Central e Galeria abertas para embarque e desembarque e as demais apenas para desembarque
→ Sábado (18)
5h30 às 23h30: todas as estações abertas para embarque e desembarque
23h30 à 1h: Galeria e Praça do Relógio abertas para embarque e desembarque e as demais apenas para desembarque
23h30 à 1h30: Central aberta para embarque e desembarque e as demais apenas para desembarque
→ Domingo (19)
7h às 22h: todas as estações abertas para embarque e desembarque
22h à 1h: Central e Praça do Relógio abertas para embarque e desembarque e as demais apenas para desembarque
→ Segunda-feira (20)
5h30 às 23h30: todas as estações abertas para embarque e desembarque
23h30 à 1h: Central e Praça do Relógio abertas para embarque e desembarque e as demais apenas para desembarque
→ Terça-feira (21)
7h às 22h: todas as estações abertas para embarque e desembarque
22h à 1h: Central aberta para embarque e desembarque e as demais apenas para desembarque
→ Quarta-feira (22) – funcionamento normal
5h30 às 23h30: todas as estações abertas para embarque e desembarque
→ Sábado (25)
5h30 às 23h30: todas as estações abertas para embarque e desembarque
23h30 às 00h30: Central aberta para embarque e desembarque e as demais apenas para desembarque

Ônibus
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que a frota de ônibus circulará em esquema especial, com reforço de viagens até 2h – após o encerramento dos eventos carnavalescos. Na sexta-feira (17), os ônibus seguirão tabela horária de dia útil. No sábado (18), utilizarão a tabela de sábado e, no domingo (19), a de domingos e feriados.

Já na segunda-feira (20), as viagens serão de dia útil. Na terça-feira (21), os ônibus circularão com tabela de domingo, e na quarta-feira de cinzas (22), com os horários de dia útil, tendo reforço nas linhas entre as 11h e 13h – em virtude do início do expediente dos órgãos públicos, às 14h. No sábado (25), os ônibus circularão com a tabela horária de sábado com reforço de viagens até 2h.

Os horários podem ser conferidos no site DF No Ponto.

Lazer
O Planetário de Brasília seguirá o funcionamento normal: a visitação à exposição é aberta de terça-feira a domingo, das 7h30 às 19h30. A entrada é gratuita e não é necessário agendar.

O Jardim Botânico de Brasília estará aberto nos dias 18, 19 e 21, das 9h às 17h; e no dia 22 abrirá às 14h. Já no dia 20, uma segunda-feira, estará fechado para manutenção.

Na Fundação Jardim Zoológico de Brasília, haverá programação especial para as crianças, na terça-feira (21). O público infantil poderá confeccionar máscaras carnavalescas e aprender sobre as peças do Museu de Ciências Naturais, em uma tenda montada próximo à calçada de acesso ao serpentário.

A oficina de produção de máscaras vai das 9h às 11h e das 14h às 16h, enquanto houver materiais disponíveis. Já a tenda temática com as peças animais, intitulada “Não tenha pena de mim, tenha pena de mim!”, será das 9h às 16h.

O Zoo estará fechado apenas na segunda-feira (20), para manutenção do espaço. Nos outros dias, abrirá das 8h30 às 17h, com ingressos a R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira). A bilheteria, que fecha às 16h, aceita apenas dinheiro. Crianças até cinco anos de idade não pagam.

Saúde
→ Emergências
As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto-atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.
A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h, de forma ininterrupta.
A emergência oftalmológica será de 24 horas no Hospital de Base
→ Samu
De sábado (19) a terça-feira (21), as tendas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Torre de TV e no Parque da Cidade. Os atendimentos nesses locais serão para os casos leves. As equipes do Samu também estarão reforçadas no período, podendo ser acionadas pelo telefone 192.
→ Caps
As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem aos fins de semana, retornando a partir das 14h de quarta-feira (22).
→ Hemocentro – A Fundação Hemocentro de Brasília terá mudanças de horário no feriado. No sábado e na quarta-feira, o horário será normal, das 7h15 às 18h. Na segunda, será das 7h15 às 12h. No domingo e na terça-feira, não haverá funcionamento.
→ UBS – Algumas unidades básicas de saúde (UBSs) abrem no sábado (18) para a vacinação, testagem e acolhimento. Veja neste link os locais.
→ Farmácias de alto custo – Não abrem aos fins de semana e feriados, retornando na quarta-feira (22) após as 14h.
→ Ambulatórios e policlínicas – Os ambulatórios e policlínicas não abrem aos fins de semana, retornando na quarta-feira (22) às 14h.

de blocos carnavalescos, e nas unidades da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher I e II (Deam I e II) e da Criança e do Adolescente I e II.

A Delegacia Móvel, com postos avançados do Instituto de Identificação e de Criminalística, será instalada em locais próximos aos blocos. A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) ficará de sobreaviso e será acionada, caso necessário.

Já a Polícia Militar montará uma estrutura de monitoramento, intitulada como Cidade Policial, desta sexta (17) a terça-feira (21), no Estacionamento Norte da Torre de TV; e, dos dias 18 a 20, no Taguaparque. O local servirá como ponto de apoio para os policiais.

Não haverá serviço de atendimento nos postos do Detran entre os dias 18 e 21, retornando o expediente no dia 22, a partir das 14h. As equipes de educação, fiscalização e engenharia de trânsito estarão trabalhando em regime de plantão.

Cultura
A Biblioteca Nacional de Brasília funcionará das 8h às 14h, entre os dias 17 e 21. No dia 22, o atendimento será das 14h às 20h. O Centro Cultural Três Poderes (com exceção do espaço Lúcio Costa) e o Complexo Cultural Samambaia estarão fechados durante o Carnaval e reabrem no dia 22. O primeiro retorna às atividades às 9h e o segundo às 12h.
Água e luz
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que não haverá expediente nos dias 20 e 21 nos escritórios de atendimento e postos do Na Hora. O serviço retorna ao normal a partir das 14h do dia 22. Já as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão.

O atendimento remoto da Caesb, Agência Virtual, App, Site e telefone 115 funcionam ininterruptamente. Nestes canais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, entre outros serviços.

As lojas de atendimento da Neoenergia Brasília não funcionarão nos dias 20 e 21. O retorno ocorre no dia 22, das 12h às 17h. Disponíveis diariamente, os canais de atendimento virtuais e o plantão operacional da Neoenergia estão preparados para prestar orientações e para o registro e atendimento dos serviços da distribuidora.

Limpeza urbana
Não haverá mudanças no funcionamento do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

DER
As operações de fluidez do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) serão suspensas nos dias 20 e 21. Já no dia 22, ocorrerão normalmente. Os setores de atendimento ao público não funcionarão nos mesmos dias e retornarão a partir das 14h do dia 22.

Parques
O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação vão abrir normalmente. Veja os horários de funcionamento :
– Parque Recreativo do Gama
Aberto todos os dias das 6h às 18h
– Parque Distrital das Copaíbas
Aberto todos os dias das 8h às 18h
– Monumento Natural Dom Bosco
Aberto todos os dias das 6h às 20h
– Parque Ecológico do Paranoá
Aberto todos os dias das 6h às 18h
– Parque Ecológico Sucupira
Aberto todos os dias 6h às 20h
– Parque Ecológico do Lago Norte
Aberto todos os dias das 6h às 18h
– Parque Ecológico da Asa Sul
Aberto todos os dias das 6h às 20h
– Parque Ecológico Olhos D’Água
Aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 às 20h. Portões laterais: 6h às 18h
– Parque Ecológico Ezechias Heringer
Aberto todos os dias das 6h às 22h
– Parque Ecológico de Águas Claras
Aberto todos os dias das 5h às 22h
– Parque Ecológico do Riacho Fundo
Aberto todos os dias das 6h às 18h
– Parque Ecológico Areal
Aberto todos os dias das 6h às 18h
– Parque Ecológico Veredinha
Aberto todos os dias das 6h às 22h
– Parque Ecológico Cortado
Aberto todos os dias das 6h às 20h
– Parque Ecológico Três Meninas
Aberto todos os dias das 7h às 18h
– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul
Aberto todos os dias das 6h às 18h
– Parque Ecológico Península Sul
Aberto todos os dias das 6h às 22h.

(Com informações da Agência Brasília )

Mapa do site Dúvidas frequentes