15 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/02/23 às 10h05 - Atualizado em 17/02/23 às 10h05

Muro protege estrutura do metrô vizinha ao Túnel de Taguatinga

COMPARTILHAR

Os mais distraídos talvez nem percebam, mas, ao entrar no Túnel de Taguatinga pela Avenida Elmo Serejo, os motoristas vão passar bem pertinho do metrô. A galeria por onde transita o coletivo fica escondida por um grande aterro. Para proteger a estrutura do subterrâneo, um grande muro de contenção começou a ser construído no emboque do complexo viário.

A muralha que vai ladear o túnel do metrô terá 3 metros de altura e impressionantes 75 m de extensão. A robusta construção será sustentada por uma fundação que avança 4 m debaixo da terra, profundidade alcançada com a ajuda de uma perfuratriz. “Serão duas linhas de estacas feitas em concreto armado”, conta o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra. “Cada fileira terá 30 pilares”.

Os furos que vão receber as estacas já começaram a ser feitos, assim como as armações que dão reforço aos pilares. A produção é executada no próprio canteiro de obras do Túnel de Taguatinga – as estruturas são feitas com vergalhões de ferro de 1 polegada. Além de proteger as paredes do metrô, o muro de contenção evitará o deslizamento de qualquer material proveniente do aterro.

O Túnel de Taguatinga é a maior obra viária em execução no Distrito Federal, um investimento de R$ 275 milhões. Os mais de 137 mil motoristas que trafegam diariamente pelo centro da região administrativa serão beneficiados.

(Com Informações da Agencia Brasilia )

Mapa do site Dúvidas frequentes