26 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/02/23 às 9h16 - Atualizado em 10/02/23 às 9h16

Muralhas que vão sustentar rampa do BRT no túnel estão prontas

COMPARTILHAR

Estão concluídas as duas muralhas que vão sustentar a rampa exclusiva para ônibus do Túnel de Taguatinga. Os paredões, com 70 m de comprimento cada, são multifuncionais – além de escorar a pista de ligação entre o viaduto do BRT e a Avenida Elmo Serejo, vão conter o aterro que será feito na área. As estruturas, agora, passam por impermeabilização antes de serem parcialmente enterradas.

A construção das robustas muralhas exigiu tempo e planejamento, um processo dividido em várias etapas. “Concretamos sete muros in loco, cada um com 10 m de extensão e altura máxima chegando a 4 m”, aponta o engenheiro de produção André Barbosa, um dos envolvidos na obra. “Essas estruturas ainda serão complementadas com mais 10 m de muros pré-moldados, que já estão prontos para ser instalados”.

Entre um paredão e outro, toneladas de terra serão despejadas para a formação da rampa. “Também faremos um reaterro na parte externa dos muros, que deve encobrir 1 m da altura deles”, calcula André. “Por isso, é importante impermeabilizar todas as paredes, para preservar a integridade delas”.

Processo

As faixas de rolamento da alça do BRT serão revestidas de capa asfáltica. A qualidade da pavimentação será garantida pela execução cuidadosa das três fases do processo. Primeiro, um produto chamado solo-cal é aplicado no terreno já compactado. O composto de argila e cal melhora as características do solo.

Por cima do solo-cal, é espalhada uma camada de brita graduada simples (BGS). A mistura de pó com brita passa por compactação para, em seguida, ganhar um banho de piche. “Com a base pronta, aplicamos o CBUQ [Concreto Betuminoso Usinado a Quente], também conhecido como capa asfáltica”, detalha o engenheiro.

(Com Informações da Agencia Brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes