04 de fevereiro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
7/12/22 às 11h14 - Atualizado em 7/12/22 às 11h14

Luminárias do Túnel de Taguatinga começam a ser instaladas

COMPARTILHAR

Os projetores que compõem o sistema de iluminação do Túnel de Taguatinga começaram a ser instalados. A equipe responsável pelo serviço tem trabalhado desde sábado (3) no lado sul da passagem, onde os veículos transitarão no sentido Avenida Elmo Serejo – Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Em três dias de atividade, aproximadamente 200 luminárias foram fixadas.

Todas as luminárias do Túnel de Taguatinga ficarão a uma altura de 5 m da via: no total, serão 1.246 refletores | Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

A iluminação do Túnel de Taguatinga será garantida por 1.246 refletores munidos de LED com potências que variam entre 137 V, 145 V e 190 V. Todas as luminárias ficarão a uma altura de 5 m da via. O espaçamento entre elas, no entanto, varia de acordo com a posição ocupada no interior da passagem subterrânea.

Os refletores têm LED com potências que variam entre 137 V, 145 V e 190 V

“O distanciamento é baseado em um estudo luminotécnico que busca proporcionar maior conforto visual ao usuário”, comenta Renato Sales Santos, um dos engenheiros eletricistas que trabalham na construção do Túnel de Taguatinga. “O emboque, por exemplo, exige iluminação mais forte para evitar o ofuscamento da visão do motorista ao entrar no túnel. Nesse ponto, o espaço entre um projetor e outro será menor”.

Os projetores escolhidos para o túnel são específicos para uso em passagens subterrâneas. “O corpo deles é feito em alumínio e o LED é protegido por um vidro especial, resistente à poluição”, explica Renato. “Além disso, cada uma das luminárias é equipada com dispositivo de proteção contra surtos elétricos, que conduz o excesso de tensão para o solo por meio de um fio terra”.

 

(com informação agencia brasilia)

Mapa do site Dúvidas frequentes