30 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
16/11/22 às 16h20 - Atualizado em 16/11/22 às 16h20

Bacias de contenção do Taguaparque passam por limpeza preventiva

COMPARTILHAR

Como parte das ações preventivas aos efeitos das fortes chuvas, a Novacap iniciou a manutenção das bacias de contenção do Taguaparque, em Taguatinga. O trabalho é realizado, anualmente, pelas equipes da Divisão de Obras Diretas de Pavimentação Asfáltica (Diod), e tem como objetivo minimizar os impactos causados pelas enchentes.

A bacia de contenção tem a função de diminuir a vazão de pico que chega naquele ponto, proporcionando uma saída de água controlada | Foto: Kiko Paz/ Novacap

A bacia de contenção é um reservatório criado para armazenamento temporário da água da chuva. Sua função é diminuir a vazão de pico que chega naquele ponto, proporcionando uma saída de água de forma controlada, sem que cause danos à região de jusante – região posterior às bacias. O Taguaparque conta com oito bacias que têm a capacidade de armazenar aproximadamente 38.500,00 m³ de água.

 

“Todos os anos a Novacap realiza esse trabalho. Essa é uma das ações realizadas pela Divisão de Obras Diretas de Pavimentação Asfáltica que visa mitigar os efeitos causados pelas chuvas. É um trabalho preventivo de extrema importância”, destacou a Chefe da Divisão de Obras Diretas de Pavimentação Asfáltica da Novacap, Juliane Fortes.

Dez funcionários executam a manutenção dos reservatórios. Os serviços realizados são de limpeza e remoção de terra e lixo. A previsão é de que a ação esteja concluída em até 15 dias.

(*Com informações da Agencia Braislia/Novacap)

Mapa do site Dúvidas frequentes