30 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
9/11/22 às 14h58 - Atualizado em 9/11/22 às 14h58

Termina concretagem da ligação entre Túnel de Taguatinga e EPTG

COMPARTILHAR

A concretagem da via de ligação entre o boulevard do Túnel de Taguatinga e o viaduto da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) está concluída. O encaixe de 280 m terminou de ser pavimentado nesta terça-feira (8). Com isso, o trecho de 730 m que começa na Avenida Comercial e vai até as imediações da passagem subterrânea está totalmente revestido.

O pavimento rígido, feito em concreto, tem vida útil até três vezes maior do que o asfalto | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O pavimento rígido é a melhor opção para revestir as faixas do BRT, sigla em inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido). O piso feito com concreto de cimento portland tem vida útil até três vezes maior do que o asfalto. O mesmo material foi usado para dar acabamento às seis faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga.

A pavimentação da pista que conecta o piso superior do túnel à EPTG foi feita por etapas. “Concretamos uma metade por vez”, conta Renes Cândido, um dos engenheiros responsáveis pela construção do Túnel de Taguatinga. “Isso porque a pista é abaulada. Isso significa que as duas faixas de rolamento têm caimento diferente.”

É a queda do pavimento que ajuda a evitar alagamentos na via. No caso do corredor exclusivo para ônibus, as águas pluviais são direcionadas para as extremidades da pista porque o centro dela é ligeiramente elevado. O escoamento até as bocas de lobo é feito com a ajuda do meio-fio.

(COM INFORMAÇÃO DA AGENCIA BRASILIA )

Mapa do site Dúvidas frequentes