05 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
24/11/21 às 10h32 - Atualizado em 24/11/21 às 11h13

Grupo Beribazu apresenta o espetáculo Viva Capoeira no Centro Cultural do Taguaparque

COMPARTILHAR

O Grupo de Capoeira Beribazu, fundado em 1972 aqui na capital federal, está de volta às apresentações públicas depois das restrições impostas em decorrência da pandemia da Covid-19.

Após encontro com o Administrador da cidade, Bispo Renato Andrade, um dos integrantes do Beribazu, o capoeirista Junior Hural Black, acertou a apresentação festiva no Centro Cultural do Taguaparque,.

Será neste final de semana, o “Viva Capoeira”, quando haverá formatura, graduação e batismo de integrantes do grupo.

Na verdade, segundo explicou o Hural Black, trata-se de uma semana de eventos com apresentações que culminarão, neste sábado (27) e domingo (28), em espetáculos no Taguapoarque.

É importante situar e explicar o significado do Grupo Beribazu. Fundado há 49 anos pelo Mestre Zulu, o grupo iniciou sua trajetória no Colégio Agrícola de Planaltina. 

Depois do afastamento do Mestre Zulu, em 1994, o Grupo passou a ser conduzido por um coletivo de mestres e contramestres, denominado Conselho de Mestres.

E a marca Beribazu cresceu e diversificou. Possui núcleos em Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará e Piauí. Além de incursões no exterior, em países como Argentina, Itália e Polônia.

Hural Black explica que o Beribazu é formado por pessoas de diferentes grupos sociais, desde profissionais liberais, passando por trabalhadores, servidores públicos e até empresários.

Ele considera que a “capoeira é uma expressão de liberdade, não é um esporte em si mesma, mas uma manifestação das raízes culturais desse imenso Brasil”.

É um misto de arte e luta, tendo a capoeira como folguedo de origem popular. O Grupo Beribazu conta com 215 docentes, sendo 19 mestres, além de 95 estagiários.

#ÉtempoDeAção #admtaguatinga
#gdf #taguatinga #taguatingadf

@ibaneisoficial @paco.britto @secgovernodf @bisporenatoandrade @agencia.brasilia @gov_df #GDF
#ÉTempoDeAção
#Taguatinga #taguatingadf

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros